sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mapa depois da Guerra

BALANÇO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Da mesma forma como a guerra se estendeu para vários continentes, seus efeitos também se fizeram em todos os quadrantes do globo, envolvendo diretamente a população civil, que sofreu a cão dos bombardeios, das invasões, das epidemias e da fome.
A guerra, ao contrário do que ocorrera até então, foi travada entre potências industriais e comerciais, o que ampliou muito seu poder de destruição: face às necessidades do conflito surgiu uma indústria bélica que se aperfeiçoava a cada dia.
As perdas humanas foram consideráveis e as estimativas mais realistas indicam um total de 13 milhões de mortos para a Europa, sendo que a Alemanha, Rússia, França e Império Austro-Húngaro tiveram quase dois milhões de mortos cada um e a Inglaterra quase um milhão.
Os Estados Unidos, ao contrário, foi o país que menos população perdeu: 115 mil pessoas. Os norte-americanos foram grandes beneficiários do conflito, pois, ao financiarem o esforço de guerra dos aliados, através da concessão de pesados empréstimos, colocaram a Europa nas malhas de uma estreita dependência econômica.
Com o final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos caminhavam para se transformar, portanto, na potência preponderante do planeta.
A Europa via começar o seu declínio. Foi obrigada a partilhar com os Estados Unidos o domínio do mundo.
O final da guerra trouxe profunda crise econômica, com altas taxas de inflação gerando desemprego, caristia e miséria.
 
 
Carla Valéria nº 47 3º7

Nenhum comentário:

Postar um comentário